Ariano Suassuna
Esteatose hepática: Como o acúmulo de gordura no fígado se tornou uma epidemia global?
SOMOS O QUE COMEMOS
A esteatose hepática, ou acúmulo de gordura no fígado, afeta cerca de 25% a 30% da população mundial, sendo especialmente prevalente entre pessoas com obesidade, diabetes e maus hábitos alimentares.
A condição, geralmente silenciosa, pode evoluir para problemas graves como cirrose e câncer. No Brasil, cerca de 20% da população tem a doença, e 70% dos diabéticos são afetados.
O diagnóstico precoce é crucial, e exames como ultrassom e elastografia podem detectar a doença. Mudanças no estilo de vida e medicamentos são recomendados para reverter a condição e proteger o fígado.
FONTE:
Chuveiro e escova de dente hospedam mais de 600 vírus
PREVENIR É MELHOR QUE CURAR
Uma pesquisa conduzida pela microbiologista revelou que chuveiros e escovas de dente podem abrigar mais de 600 espécies de vírus, a maioria bacteriófagos, que infectam bactérias em vez de humanos.
Embora os vírus geralmente sejam vistos como causadores de doenças, muitos não são patogênicos e podem ser benéficos, como ajudar no controle de infecções bacterianas.
O estudo sugere que esses vírus poderiam ser usados para limpar ambientes sem o uso de produtos antimicrobianos, reduzindo a resistência bacteriana.
Além disso, as comunidades virais são únicas em cada banheiro, e a pesquisa abre caminho para entender melhor a vida microbiana presente nos ambientes domésticos e suas potenciais aplicações científicas e práticas.
FONTE:
Brasil é o 4º país mais estressado do mundo
MAIS SAÚDE MENTAL, POR FAVOR
O Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, segundo o relatório "World Mental Health Day 2024" do Instituto Ipsos.
A pesquisa revelou que 54% dos brasileiros consideram a saúde mental o principal problema de saúde no país, um número crescente desde a pandemia.
Globalmente, 62% das pessoas relataram que o estresse impactou suas vidas diárias, com as mulheres da geração Z sendo as mais afetadas – 46% delas enfrentam consequências significativas na rotina.
Já entre os homens da mesma geração, esse percentual é de 33%.
O estudo destaca que as gerações mais jovens, especialmente a Z, são mais vulneráveis ao estresse e às doenças mentais, enquanto os Baby Boomers são os menos afetados.
FONTE:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-e-o-4o-pais-mais-estressado-do-mundo-mostra-relatorio/
Se tiver qualquer dúvida é só mandar uma mensagem pra gente direto por aqui, ok?
O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde, focado em longevidade.
Até a próxima segunda!